14 de nov. de 2009

A História por trás de Alice

Todos já devem ter assistido Alice no País das Maravilhas da Disney, certo?

Quem tem um olhar digamos, mais profundo para as coisas deve ter percebido que é um filme bem viajado, fora dos padrões infantis...


O que eu acho que muita gente não sabe, que é o autor de Alice (Lewis Carroll) era um cara bem

estranho. Primeiro seu nome não era Lewis Carroll, e sim Charles Lutwidge Dodgson, nasceu na Inglaterra em 1832, foi matemático, lógico, fotógrafo e romancista sendo reconhecido como tal após o seu sucesso com "Alice no País das Maravilhas" e faleceu em 1898, com 66 anos.




Charles Dodgson, ou melhor, Lewis Carroll era um homem tímido, introvertido e conservador. Gostava muito de crianças e de lhes contar histórias. Lewis enquanto lecionava em Oxford conheceu Henry Liddell, pai de 3 meninas - Alice, Lorina e Edite.

A verdadeira Alice era a filha de Henry, uma garotinha de 7 anos que virou musa inspiradora do livro, ”melhor amiga” e modelo de uma série de fotos...



Primeiro, publicou "Alice no País das Maravilhas", em 1865 e depois, "Alice do Outro Lado do Espelho", em 1871.

O fato é que a literatura de Carroll está longe de ser tão despropositada quanto parece. Muitos psicanalistas e biógrafos acreditam que não era mesmo um amor despretensioso que Lewis carregava no fundo por essas meninas. A Mãe de Alice queimou cartas de Lewis Carroll, nas quais ele se despedia da menina com "10 milhões de beijos" e costumava pedir cachos de cabelos de presente para beijar.



Era um homem alto e ereto, gago e surdo de um ouvido, que se vestia sempre de preto e agia de maneira formal e precisa. Sob a aparência sóbria, escondia-se um sentimento de culpa que o corroía de forma constante e implacável... Uma de suas frases mais marcantes era "Gosto de crianças (exceto meninos)", Quando tinha oportunidade gostava de desenhar ou fotografar meninas seminuas, com a permissão da mãe.

A maioria das fotos foram destruídas ou devolvidas, mas quatro ou cinco fotos ainda sobrevivem.

Uma é de Evelyn Hatch, fotografada totalmente nua em 1878.



Lewis será retratado por Marilyn Manson, no filme "Phantasmagoria: As Visões de Lewis Carroll" em que o próprio Marilyn é o diretor.

Sinopse: Um escritor assombrado em um castelo isolado é atormentado por noites insônia e visões de uma garota chamada Alice. Ele se encontra tornando-se um sintoma de sua própria invenção.
"Agora meus pesadelos sabem meu nome."
Ele é Lewis Carroll. Aterrorizado com o que o espera a cada noite.



Para quem não sabe, Phantasmagoria quer dizer é uma série de acontecimentos envolvendos mudanças drásticas de intensidade de luzes e cores; e também muitas vezes interpretado como um estado abstrato onde o real e o imaginário se misturam. E que é o nome de um poema do próprio Lewis.

O Filme provavelmente será lançado em 2010.



POSTADO POR: [M] Temaki

Um comentário:

  1. ah
    quero ver o filme do manson (odeiio ele,, mas envolve alice ,então tow dentro!)
    =**
    dukke

    ResponderExcluir

Veja também!